quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Hedonismo



Hedonismo

As pessoas tendem a rever suas ações em época de final de ano que pode ser empolgante ou até mesmo melancólica, levando-as a perceber os aspectos positivos de um período de muita dedicação.
Ao findar um ciclo encontramos momentos hedonistas, para assim continuar a caminhada e desenvolver um processo de motivação intrínseca elencando novas metas para um porvir.
Por meio de um processo de resiliência que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória, conseguimos desenvolver e reconhecer momentos hedonistas que galgamos em nossas vidas. Momentos estes que raramente são constituídos por objetos, aquisições e bens materiais, mas sim momentos prazerosos que são compostos de pessoas e de afetos.
 A palavra hedonismo vem do grego hedonikos, que significa "prazeroso", já que hedon significa prazer. Assim, em suas ações, o ser humano tem a intenção de obter mais prazer e menos sofrimento. Essa forma de viver é, sem dúvidas, uma das coisas que fomentam a ação humana.
A nossa vantagem, como seres humanos, é que somos incompletos. Este é o nosso maior presente e, por isso, sempre teremos a oportunidade de conhecer e de estabelecer relações, bem como vislumbrar novos sonhos e novos prazeres na vida.
A maior feitura em todo este processo está na surpresa, na novidade e naquela pessoa que ainda vou conhecer. O maior acontecimento está em tudo aquilo que ainda vou para viver, mas que não faço a mínima ideia.
No sentido estético e aparente somos seres formados por órgãos, músculos e todo um físico que nos encoberta. Mas na verdade, a nossa maior essência está no outro. Está no ato de se relacionar. Somos constituídos pelos outros também. Cada pessoa deixa um pouco de si em nós. A troca é a maior dádiva que temos. Logo, tenho a ousadia de dizer que é o nosso maior hedonismo na vida.
Como uma forma de agradecer os prazeres que tive até aqui, faço minhas as palavras da autora Cora Coralina que retratou tão magnificamente como somos constituídos interiormente.

Claudiane Quaglia
15/12/2016


"Sou feita de retalhos.
Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou.
Em cada encontro, em cada contato, vou ficando maior...
Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade... que me tornam mais pessoa, mais humano, mais completo.
E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também.
E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados... haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma.
Portanto, obrigado a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim.
Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias.
E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de nós'."                


Cora Coralina