quinta-feira, 9 de março de 2017

Avante ou Volver?



Avante ou Volver?


Quando seguir e quando retroceder?
Eis um dilema que acompanha muitas pessoas, tanto no sentido físico, como no sentido afetivo e emocional.
A expressão avante resgata a vontade de avançar, de seguir adiante. Comumente, escuta-se isso durante o processo de desenvolvimento, principalmente frente às atitudes desbravadoras. Desde sempre buscamos utopicamente superar as adversidades, buscando algo melhor para nossas vidas.
Porém, quando nos deparamos com a maturidade em nossa estrada, muitos expressam um desejo interno de volver, ou seja, voltar para um tempo em que as exigências e cobranças eram menores, no qual os julgamentos externos não tinham magnitude e a aceitação social se sobressaia.
Por vezes, resgatamos comportamentos da nossa fase infantil, sem que tenhamos a real noção disso. Em momentos de carência e fragilidade, talvez.
Devido a este fato, muitas pessoas se rotulam ou são rotuladas como imaturas.
Voltar no tempo, resgatando momentos em que algumas pessoas tinham atitudes de cuidados, proteção e defesa constantemente já não é mais possível. O tempo é implacável e passa para todos. A fase adulta chega e com ela novos comportamentos nos são cobrados. É preciso se “adequar”.
Perante este fato, que é imutável, podemos sim volver nossas memórias, para assim percebermos que a base para o avante sempre nos foi dada, mas em um outro momento e contexto.
Vivemos em um constante embate. Temos ações contrárias com aquilo que sabemos e imaginamos. Assim, o avante pode ser sinônimo de motivação, objetivo, resiliência e sonho. Tirando-nos da inércia e de um passado que não tem como volver em sua essência.
Como um exemplo deste volver as memórias, o super-herói mais famoso da história Super-homem usava a frase “Para o alto e avante”.
Que possamos escolher direção para onde queremos chegar conforme nossos anseios, mas sabendo, que esta direção se constitui em um volver acompanhado de um avante sempre.

Claudiane Quaglia
Psicóloga e Pedagoga
 CRP 06/134348 - 09/03/2017