terça-feira, 6 de junho de 2017

Árvores



Árvores
“A maior das árvores um dia foi semente...”


O poeta Yla Fernandes afirmou que há relação entre as pessoas e as árvores. Tem razão!
Espelhamo-nos nas árvores e deixamos ter a ciência disso. Tal qual as árvores, temos raízes fortes e profundas em nossas histórias, que evidenciam de onde viemos. As árvores aconchegam suas raízes na terra, e nós, em nossos entes queridos.
Somos parecidos com as árvores quando acolhemos os outros com abraços, olhares e gestos. Muitos animais/insetos encontram uma morada física nas árvores. De igual forma, muitas pessoas encontram em nós moradas também, buscando um acolhimento afetivo e emocional.
Árvores nos ensinam com maestria a sermos flexíveis. Os ventos e as fortes chuvas não as derrubam, assim como os momentos difíceis que vivemos não nos derrotam.
Sabemos que envergamos mas não caímos. Acreditamos em nós, sobretudo em nossa força.
As árvores não derrubam outras árvores para se fixarem. Via de regra, elas crescem e não prejudicam as demais. Elas nos ensinam que, para buscarmos aquilo que queremos, não precisamos em momento algum ser sombra que prejudica alguém.
Cada um tem o seu espaço e o seu tempo para crescer.
As árvores transformam oxigênio em gás carbônico e assim se regeneram constantemente. Em nossas atitudes somos parecidos, transformamo-nos sempre e de maneira gradativa. A persistência nos constitui.
Muitos artistas não compreendem como as árvores cujas cores são diversificadas se harmonizam. São discrepantes entre si (verde e marrom), mas no todo ganham uma beleza única. Quando se juntam, não se anulam. Ao contrário, formam uma vasta floresta que, quanto mais diversificada, mais vida alberga em seu meio.
As características pouco prováveis num mesmo ser transmitem uma unidade e uma beleza contagiante, ao mesmo tempo flexíveis e rígidas, vulnerais e imponentes, fortes e delicadas.
Produzimos frutos diariamente. Sempre aprendemos e ensinamos algo.
No senso comum, muita comparação há com as árvores. Alguns exemplos: “a fruta não cai longe da árvore”, “cuidado com o lado para o qual pende a sua árvore, pois é para lá que ela vai cair”, e outras tantas.
Não se pode levar tudo ao pé da letra, é bem verdade, mas é possível sempre se extrair algum ensinamento dos ditos populares. As árvores ganharam notoriedade neste texto por aquilo que nos ensinam e que, com a correria, perdemos a acurácia de observar.

 
Claudiane Quaglia
Psicóloga e Psicopedagoga

CRP 06/134348 – 06/06/2017