segunda-feira, 26 de junho de 2017

Quarenta



Quarenta


Muitas pessoas vivem baseadas em momentos estanques durante a vida. Alguns esperam a chegada de datas simbólicas como os 15 ou 40 anos.
Idades e números fazem parte da vida social e assim ganham rótulos que costumam ter ou não uma ênfase conforme o valor que lhe damos.
Por exemplo, a idade dos quarenta anos pode ser uma linha divisória da vida de muitas pessoas, pois traz consigo a ideia de maturidade. Momento em que se pode olhar para os feitos da vida e almejar novos caminhos também. É momento oportuno para se analisar as conquista e traçar novas metas para o futuro.
A ideia dos quarenta anos tende, por vezes, a recair no aspecto de gênero tanto masculino como feminino. Atribui-se comportamentos e sentimentos para esta fase da vida, que se torna decisiva.
O número quarenta também faz parte da história e dos preceito bíblicos. Noé, por exemplo, vagou por quarenta dias e quarenta noites até encontrar a terra firme. Moisés, por sua vez, demorou quarenta anos para atravessar o deserto com os israelitas, fugindo da escravidão no Egito.
Se este número tem uma relação entre a maturidade, as religiões ou outros tantos aspectos, isso é irrelevante.
Este é o quadragésimo texto escrito e publicado nesse blog. Quarenta vezes que ideias e ideais foram expostos por meio de palavras, evidenciando que atitudes que muitas vezes parecem ser simples, tornam-se importantes a partir do momento em que cada palavra faz a diferença na vida do outro.
Marx defendia que os filósofos não devem apenas interpretar o mundo, mas muda-lo. Cada atitude e cada texto pode fazer a diferença, quando por meio deles conseguimos refletir, identificar, criticar e também ter a liberdade de não gostar. Assim, vamos nos conhecendo mais e evidenciando mudanças, tanto pessoais como sociais.
Que venham mais múltiplos de quarenta pela frente.

Claudiane Quaglia
Psicóloga e Pedagoga
CRP 06/134348 – 26/06/2017