sexta-feira, 21 de abril de 2017

Piegas



Piegas

Sentimentos nos constituem. Muitas vezes deixamos de considerar os nossos sentimentos, acreditando que os eles são momentâneos e que logo passam. Quando validamos os que sentimos realmente podemos ser julgados ou rotulados como pessoas frágeis ou até mesmo fracas.
Mas os sentimentos, podem, analogamente, ser comparados com a nossa circulação sanguínea. São vitais e fazem parte da nossa essência.
Devido ao que sentimos, consequentemente os pensamentos e as ações surgem. Faz a gente se movimentar, agir, buscar ou repelir algumas coisas, situações ou até mesmos pessoas em nossas vidas.
Entender sobre o que sentimos e como sentimos parece que ficou em desuso. 
Em uma sociedade com tantas informações e soluções instantâneas, deixamos de lado o que sentimos realmente e simplesmente acreditamos que sentimos aquilo que a maioria das pessoas nos rotulam por vezes.
Podemos sentir tristeza, canseira, preguiça, medo, angustia, alegria, culpa, paz, euforia, tédio, esperança, carência, solidão, confiança. Enfim, temos uma variedade de sentimentos para experimentar. 
Se nos aprofundarmos nas emoções mencionadas, poderemos usufruir e compreender o motivo de alguns comportamentos ou pensamentos que temos, porém não nos arriscamos. Aprendemos a patologizar os sentimentos.
Neste sentindo ocorre a recordação do termo “piegas”. 
Esta palavra “piegas” é geralmente usada para descrever pessoas excessivamente sentimentais, com sentimentos aflorados, exagerados, que choram muito, ou assustam-se facilmente, causando um certo desconforto perante as demais pessoas.
Talvez este termo possa ter uma conotação negativa e até um sentido depreciativo. Mas atualmente, perante tantos sentimento desconhecidos que temos, ser “piegas” acaba por se tornar um diferencial, pois nem sempre expressamos o que sentimos.
Compreender tais sentimentos, vivenciando-os e externalizando-os, torna-se uma prática cada vez mais escassa em nossas vidas. Logo rever o termo "piegas" pode ser uma opção. Fica a dica.

Claudiane Quaglia
Psicóloga e Pedagoga

CRP 06/134348 - 21/04/2017