quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Vitória de Pirro?


Vitória de Pirro?


Todas as vitórias ocultam uma renúncia!
Esta é a frase que atualmente aparece no meu status do meu whatsapp, pois até então tinha a visão de que a renúncia era uma condição para as vitórias que temos na vida.
Muitas vezes renunciamos momentos, pessoas, oportunidades, sensações e vivências almejando algo que por vezes se torna até nublado em nossa caminhada.
Há a alguns dias eu estava lendo um livro sobre a história conhecida como Vitória de Pirro. Achei interessante e de uma maneira muito gratificante, pois aprendi mais um pouco com meus professores autores, os quais muito admiro.
Tal momento me levou a uma reflexão sobre o que queremos e se temos noção das perdas que teremos ao longo do caminho para chegar a nossa idealizada vitória. Não estou aqui dizendo que não devemos ter metas e objetivos na vida. Longe disso. Percebo, porém, que muitas pessoas tendem a sofrer angústias, ansiedades, frustrações e decepções ao longo da busca, pois não ponderam que, para alcançarem a vitória, poderão ter perdas também. Assim, frustrações e sentimentos que chegam próximo do fracasso nos atormentam.
Hoje não venho com uma proposta desanimadora, mas sim real, pois não é raro nos depararmos com pessoas cansadas, desmotivadas e até próximas de um estado depressivo decorrente de vitórias almejadas e alcançadas, mas que não tinham a real noção de que as escolhas deveriam ser feitas e que, como humanos, sempre sofremos ao nos depararmos com as opções que nos aparecem cotidianamente.
 Analisar os dois lados da balança é necessário para que possamos saber que nunca teremos tudo e que as vitórias chegam sim, porém com alguns custos. A diferença está no quanto realmente queremos vencer e entender o que se perde, sem sofrer em demasia.
Segue um resumo dobre a “Vitoria de Pirro”. Até a próxima.

Claudiane Nunes
06/10/2016

A expressão “Vitória de Pirro” é uma metáfora muito usada para descrever uma vitória tão sacrificada, desgastante e violenta que, na prática, não valeu a pena ser obtida, já que o custo foi mais alto do que as vantagens advindas.
Pirro, rei do Épiro (região grega) viveu entre 318 e 272 A.C.. Vencedor de muitas batalhas, é considerado um dos melhores generais do seu tempo. Ficou conhecido para a posteridade, principalmente por uma frase que lhe é atribuída, após ter vencido com muito esforço e elevado custo material e humano a batalha de Ásculo. 


Quando o felicitaram pelo feito conseguido teria respondido: "Mais uma vitória como esta e estou perdido". Desde então a expressão "Vitória de Pirro" é utilizada comumente para designar um sucesso que tenha sido obtido com um esforço demasiadamente elevado. Uma vitória que também pode sugerir uma derrota!