segunda-feira, 15 de maio de 2017

Abóboras



Abóboras

Certa vez John Lennon escreveu para seu filho: “A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”.
Muitas vezes, passamos nossos momentos fazendo planos sobre o que devemos fazer, quem queremos ser, quando situações devem acontecer, como deveremos proceder e assim por diante.
Planejar não é algo negativo ou ruim, mas quando em excesso o ato pode nos afastar da vida e de momentos únicos.
No ato de antever ou profetizar ações, temos uma maior probabilidade de encontrar com um caminho de frustrações e expectativas ao invés de êxitos.
Ficamos presos em meio aos planejamentos e problemas. Deixamos de observar o que nos cerca. Ofuscamos nosso olhar. Neste sentido, não reconhecemos que a solução, se necessária for, pode estar em um outra ação ou em um outro foco.
Para pensar um pouco sobre este assunto, transcrevo uma história da sabedoria popular, de autor desconhecido.
Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e… tudo se desarrumava de novo.
Então ele começou a ficar desanimado e pensou: “Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas”!
Enquanto estava pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras, e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco.
Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.
Quando paramos demais para olhar os problemas, perdemos tempo planejando ações para evitar que situações desagradáveis ocorram e, assim, distanciamo-nos dos nossos objetivos.
Tirar o foco do problema é o segredo. Deixar que as situações aconteçam em seu tempo torna-se benéfico para que possamos superar as adversidades e assim vislumbrar novas possibilidades.
Situações difíceis todos passam, mas somente assim reescrevemos a nossa história.
Enfim, a carga se ajeita na viagem.

Claudiane Quaglia
Psicóloga e Pedagoga

CRP 06/134348 - 15/05/2017