segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lagostas



Lagostas



A vida nos ensina coisas grandes através de coisas pequenas.
Vivemos em um constante processo de aprendizagens e adaptações. A exposição frente a situações novas, sejam elas benéficas ou não, ocorrem diariamente. O fato é que as mudanças ocorrem e as previsões que davam um sentimento de segurança estão ficando cada vez mais escassas.
Se isso é bom ou ruim depende muito da maneira como percebemos e atuamos perante as adversidades.
Várias situações na vida demonstram este fato, desde as profissões que anteriormente vigoravam até cursos de especialização como a datilografia. Somos uma geração que vislumbrou o nascimento e a morte do CD, por exemplo.
Cobranças que se remetem às inovações, ideias empreendedoras, novas possibilidades já fazem parte de nós. Encontramos soluções pelo processo de inovação, criatividade e questionamentos que atendem as necessidades.
“Quando uma porta de fecha, logo se abre uma janela”. Tal ditado popular, que antes era adequado, hoje pode ser revisto. Atualmente se uma porta se fechar, desbravamos abrir qualquer orifício em que podemos nos deparar com uma nova oportunidade.
            Ao resgatar a frase inicial do texto, aprendemos um grande feito tendo o exemplo da lagosta, um pequeno ser que perante adversidades de sua estrutura supera-se e desenvolve-se constantemente.
            O Dr. Abraham Twerski abordou em uma de suas palestras o tema sobre a Lagosta. Em resumo, relatou que este é um animal que vive dentro de uma carapaça rígida. Esta carapaça não se expande, logo surge a dúvida de como ela pode crescer.
 A carapaça é uma limitação. No entanto, a lagosta se percebe pressionada e afetada por esta situação. Assim, ela se esconde debaixo de pedras para se proteger e escapar de predadores. Durante este período, sua carapaça quebra e depois de um tempo se forma novamente.
Este processo ocorre por todo tempo de vida das lagostas. O estímulo das lagostas crescerem está no incômodo, não na limitação.
Somos muito mais do que imaginamos ser!

 
Claudiane Quaglia
Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga
CRP 06/134348 – 03/07/2017