segunda-feira, 10 de julho de 2017

Coruscante ou Ofuscado




Coruscante ou Ofuscado


Durante a vida buscamos ter êxitos e realizações.
De certa forma, sempre almejamos ter um lugar ao sol, uma posição de evidência, um destaque.
Visamos reconhecimentos.
Mas até que ponto a influência dos outros em relação aos nossos comportamentos tornam-se relevantes?
Com o objetivo de agradar e de ser aceito pelos outros, deixamos de lado aquilo que acreditamos, queremos e sonhamos. Nossas opiniões não são percebidas como prioridade e, assim, ficamos ofuscados perante as relações e no contexto da vida.
Quando estamos na posição de ofuscados, ficamos na sobra de outras pessoas, pois aquilo que amedronta ou que desagrada o outro também nos atinge.
Com o receio da mudança e das críticas, os posicionamentos, as decisões e as vontades próprias ficam ofuscada; o brilho de cada um é consumido.
Viver em consonância com o comportamento e humor dos outros enfraquece o próprio reconhecimento de si. Aos poucos decisões se tornam cada vez mais difíceis e complexas, pois ficamos à mercê de terceiros.
O contraponto é que também somos coruscantes (brilhantes).
Somos dotados de um intenso e único brilho. Todos possuem potencialidades e singularidades. Devido a isso, opiniões, ideais, vontades e desejos afloram constantemente.
Nem sempre estamos preparados para brilhar. Porém, não é devido a isso que devemos nos conformar com o ofuscamento.
Mudamos sempre de diversas formas, tanto física quanto mentalmente, assim como nos comportamentos, no humor, nos relacionamentos e na vida como um todo. Saber que podemos ter a maleabilidade entre o ofuscar e o coruscar é o que nos torna únicos. Cada coisa tem seu momento oportuno.

Claudiane Quaglia
Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga

CRP 06/134348 – 10/07/2017

Um comentário:

  1. Brilhar ou se esconder?! É a questao!!! Ótimo texto para auxiliar na auto-estima...parabéns

    ResponderExcluir