terça-feira, 1 de agosto de 2017

“Carpe Diem”



“Carpe Diem”


Aproveite o dia.
"Carpe diem" quer dizer "colha a vida". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente. Foi assim que descreveu Rubem Alves em um de seus escritos.
A expressão “carpe diem”, de origem latina, remete-se à busca do viver o hoje, descobrindo um novo mundo a cada amanhecer, tendo visões diferentes daquilo que consideramos comum, assim como evidencia a brevidade da vida.
Como saber tirar o melhor proveito dos momentos, das situações, das relações e da vida como um todo?
O que consideramos ou não proveitoso é muito singular.
Passamos por modificações constantes. Em meio a estas mudanças, nossas opiniões, pensamentos e vontades mudam também.
Neste sentido, saber como aproveitar bem o dia torna-se relativo. Tem épocas da vida que desejamos ter tempo para descansar e até mesmo aguardamos o momento para nos aposentar ou almejamos terminar os estudos. Enfim, atribuições que, de certa forma, colocamos a nossa frente, vislumbrando o momento para “carpe diem”, esquecendo do presente.
Saber aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente é uma luta que travamos sempre. Viver usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva é um grande desafio.
Uma das alternativas para que possamos aproveitar o dia em plenitude pode estar nas relações que estabelecemos, nas convivências. Quando conhecemos ou reconhecemos as pessoas, elas trazem consigo uma nova oportunidade.
Aproveitar o dia está no ato de aproveitar a si mesmo e ao demais.
Objetos, bens materiais, diplomas, promoções possuem sua importância, porém não estão diretamente relacionados com o propósito mencionado.
Sentimentos e relações sim, pois somente quando nos relacionamos de maneira genuína é que aproveitamos os dias, os momentos e a vida em sua verdadeira razão de ser.

Claudiane Quaglia
Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga

CRP 06/134348 – 01/08/2017

Um comentário:

  1. Uma das melhores definição de Carpe Diem que já li.... Parabéns..... 👋

    ResponderExcluir